Alvaiázere: Vem aí o Festival do Chícharo

0 370

A Câmara Municipal de Alvaiázere vai realizar o 18º Festival Gastronómico- Alvaiázere Capital do Chícharo, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

A sessão de abertura do 18º Festival Gastronómico, está marcada para dia 30 de setembro, às 18h00 na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

Convite

Os chícharos (Lathyrus sativus Linnaeus) são leguminosas – semelhantes a feijões ou grão de bico – apreciadas de várias formas e podem comer-se com vagem ou sem ela. Com origem na Ásia Central e na região do Mediterrâneo, foram cultivadas por muitas das primeiras culturas.

Quais são os benefícios dos chícharos?

1. São uma boa fonte de vitaminas A, B6, C e K, folato, fibras, proteínas, tiamina, niacina e riboflavina;
2. Fornecem grandes quantidades de magnésio, potássio, ferro, cobre e zinco;
3. Por terem nutrientes cardioprotetores, como folato, vitamina B6, potássio e carotenoides, os chícharos podem ajudar a reduzir o colesterol:
4. São excelentes para regular e gerar a energia que os músculos precisam durante a atividade física;
5. Ajuda o metabolismo com nutrientes de outros alimentos e a manter níveis controlados de açúcar no sangue (glicemia).
6. Age contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro.
7. São ideais para crianças e jovens em crescimento, porque fornecem as proteínas necessárias para o desenvolvimento e renovação celular;
8. Entre os minerais que nos dão encontramos potássio, ferro e também fitoquímicos, como luteína, zeaxantina e caroteno;
9. São, sem dúvida, uma opção extraordinária na dieta diária, que podemos levar em conta ao trocar os nossos pratos sem perder nutrientes e alimentar-nos saudavelmente.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.