Crédito Agrícola

Antiga escola de Calvinos já é albergue para apoio a peregrinos do Caminho de Santiago

0 169
PROTOCOLO ESCOLA DE CALVINOS1
Vereadora Filipa Fernandes assina protocolo em representação da CMT

Teve lugar hoje, dia 29 de Abril pelas 15H30, na antiga escola primária de Calvinos, transformado em albergue de apoio aos peregrinos de Santiago, a assinatura do protocolo, ao abrigo de um programa do Turismo do Centro, entre a Câmara de Tomar e a Junta de Freguesia de Casais/Alviobeira, que dá autonomia à junta de freguesia para gerir o referido albergue.

Recorde-se que foi a Junta de Freguesia de Casais/Alviobeira que, em tempos, sugeriu à autarquia de Tomar a recuperação desta escola para este fim,acolher um albergue para apoio aos peregrinos de Santiago, cujo caminho se cruza com esta localidade.

PROTOCOLO ESCOLA DE CALVINOS4
Presidente da Junta de Freguesia, João Luís Alves, no momento da assinatura

Realizadas as obras de recuperação e de adaptação do espaço ao projeto,  o novo albergue tem capacidade para acolher 10 peregrinos (5 beliches).

No dia da assinatura do protocolo, aguardado já algum tempo, mas devido à pandemia, só agora é que foi celebrado.  Os vereadores Filipa Fernandes e Hélder Henriques representaram a Câmara de Tomar e  João Luís Alves, em representação da junta de freguesia.

Agora que os peregrinos vão começar a fazer o caminho, Junta de Freguesia terá que celebrar um protocolo com a Associação Cultural dos Calvinos,  para garantir a limpeza e receção aos peregrinos, bem como terá ainda que ser estudada a forma de os mesmos efetuarem a reserva, acesso à chave ou geração de código para abertura das portas e o pagamento simbólico da estadia.

O edifício recuperado fica à beira do caminho, e agora, à espera de utilização. Quando os guias oficiais internacionais referirem este albergue, bem como o de Asseiceira, os dois únicos, do concelho de Tomar, nesta categoria, os peregrinos que dormem na Golegã, terão a opção de dormir a noite seguinte na Asseiceira e a nova etapa já pode ser  por Tomar, com visita, almoço e dormida em Calvinos.

Já é habitual os peregrinos passaram por Calvinos – Ceras, entre as 10H00 e as 14H00, pernoitando depois em Alvaiázere. Com este novo albergue, os peregrinos passam a ter mais uma opção.

AF com fotos de Luis Freire 

indice 1indice fff

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.