Antiga escola de Calvinos já é albergue para apoio a peregrinos do Caminho de Santiago

Teve lugar hoje, dia 29 de Abril pelas 15H30, na antiga escola primária de Calvinos, transformado em albergue de apoio aos peregrinos de Santiago, a assinatura do protocolo, ao abrigo de um programa do Turismo do Centro, entre a Câmara de Tomar e a Junta de Freguesia de Casais/Alviobeira, que dá autonomia à junta de freguesia para gerir o referido albergue.
Recorde-se que foi a Junta de Freguesia de Casais/Alviobeira que, em tempos, sugeriu à autarquia de Tomar a recuperação desta escola para este fim,acolher um albergue para apoio aos peregrinos de Santiago, cujo caminho se cruza com esta localidade.

Realizadas as obras de recuperação e de adaptação do espaço ao projeto, o novo albergue tem capacidade para acolher 10 peregrinos (5 beliches).
No dia da assinatura do protocolo, aguardado já algum tempo, mas devido à pandemia, só agora é que foi celebrado. Os vereadores Filipa Fernandes e Hélder Henriques representaram a Câmara de Tomar e João Luís Alves, em representação da junta de freguesia.
Agora que os peregrinos vão começar a fazer o caminho, Junta de Freguesia terá que celebrar um protocolo com a Associação Cultural dos Calvinos, para garantir a limpeza e receção aos peregrinos, bem como terá ainda que ser estudada a forma de os mesmos efetuarem a reserva, acesso à chave ou geração de código para abertura das portas e o pagamento simbólico da estadia.
O edifício recuperado fica à beira do caminho, e agora, à espera de utilização. Quando os guias oficiais internacionais referirem este albergue, bem como o de Asseiceira, os dois únicos, do concelho de Tomar, nesta categoria, os peregrinos que dormem na Golegã, terão a opção de dormir a noite seguinte na Asseiceira e a nova etapa já pode ser por Tomar, com visita, almoço e dormida em Calvinos.
Já é habitual os peregrinos passaram por Calvinos – Ceras, entre as 10H00 e as 14H00, pernoitando depois em Alvaiázere. Com este novo albergue, os peregrinos passam a ter mais uma opção.
AF com fotos de Luis Freire