Riachos: Dois feridos graves no cortejo da Bênção do Gado

Ontem durante o cortejo

0

Duas pessoas ficaram feridas com gravidade no cortejo da Bênção do Gado, que se realizou ontem em Riachos, no concelho de Torres Novas.

Um dos veículos participantes no desfile despistou-se e provocou o acidente, o alerta foi dado às 17h40 e as vítimas foram socorridas pelos bombeiros de Torres Novas e transportados ao hospital da cidade após estabilização pela equipa do INEM.

A Festa da Bênção do Gado trata-se de uma tradição dos Riachos cuja origem se perde na memória dos tempos e revela a marca identificadora desta terra, das suas gentes e das suas raízes. Em honra de S. Silvestre, patrono dos lavradores, dos campos e protetor dos animais.

Um dos momentos mais importantes da Festa, desde a edição de 1966, é a procissão do Senhor Jesus dos Lavradores. Foi desde esse ano que a Festa da Bênção do Gado passou a integrar a Imagem do Senhor Jesus, que segundo a Lenda, terá sido encontrada na Idade Média por um grupo de lavradores riachenses que com a sua junta de bois lavrava a terra nos campos do Espargal, junto dos Casais de Riachos.

Imagem que se encontra na Igreja de Santiago, em Torres Novas, à guarda da Misericórdia de Torres Novas. Mas o momento mais alto da Festa é o grandioso Cortejo da Bênção do Gado. O Cortejo é a imagem de marca da Festa. Depois os espetáculos noturnos, as atividades taurinas e as ruas engalanadas.

Ontem domingo, dia 31 de julho, foi o dia da procissão e da respetiva Benção do Gado.

 

 

 

A GNR está a investigar o acidente.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.