A exposição «Momentos» de Paulo Delgado via ser inaugurada dia 28 de maio, pelas 15:00, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na sede do Agrupamento de Escolas Templários.
A exposição «Momentos», de Paulo Delgado, convida o público a mergulhar numa viagem sensível através do tempo, da memória e da experiência humana. Cada obra apresentada nasce de instantes capturados — fragmentos de vida que, embora fugazes, carregam uma intensidade emocional duradoura. Entre cores, texturas e gestos, o artista constrói narrativas visuais que oscilam entre o íntimo e o universal.
«Momentos» é, acima de tudo, uma celebração daquilo que muitas vezes passa despercebido — a beleza subtil do instante.
Sobre o autor: Paulo Delgado nasceu em Moçambique, cresceu na Asseiceira, completou o secundário na Escola Santa Maria dos Olivais e, mais tarde, o curso de Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar. Durante cerca de 20 anos trabalhou no ramo do Design Gráfico criando imagens corporativas, livros, jornais, revistas e ilustrações. Em 2010 emigrou para o Canadá onde viveu 15 anos e onde recomeçou a pintar. Assim, a sua obra explora tanto a identidade humana – através de figuras quase sem rosto – como paisagens e elementos etnográficos portugueses e canadianos, refletindo a sua vivência e fascínio pela luz e cor da natureza.
Gradualmente encontrou um estilo próprio e com isso veio algum reconhecimento e alguns prémios, tanto no Canadá como nos Estados Unidos da América. Os seus trabalhos fazem parte de algumas coleções de arte de empresas públicas e privadas, bem como de algumas galerias de arte comerciais. Em 2024 regressa ao país e passa exclusivamente a pintar temas de cariz Português. O uso de formas simplificadas e cores expressivas transmite estados de espírito e histórias humanas, resultando numa estética que combina simplicidade formal e profundidade emocional.
O Agrupamento de Escolas Templários convida toda a comunidade a visitar a exposição a partir do dia 20 de fevereiro de 2.ª a 6.ª feiras das 8h30 – 19h00.





