O Bloco de Esquerda de Santarém manifestou preocupação com a degradação dos serviços de socorro pré-hospitalar, destacando a falta de recursos, profissionais e formação para garantir um atendimento eficiente. O partido defende a profissionalização dos bombeiros como um passo positivo, mas aponta que a falta de reconhecimento e remuneração adequada dificulta a retenção de profissionais.
O partido também critica o executivo camarário de Santarém, que, segundo eles, desvaloriza o corpo de bombeiros sapadores e mantém o quadro com 40% de pessoal abaixo do estipulado. Em paralelo, o presidente da Associação Humanitária estaria a minimizar o papel dos bombeiros sapadores e até a propor a sua extinção.
Apesar do presidente da câmara, João Leite, ter recentemente defendido a profissionalização e a abertura de concurso para bombeiros, o Bloco de Esquerda questiona se a iniciativa não seria motivada pelo ano eleitoral. O partido apela a uma cooperação entre as instituições e esforços para valorizar a carreira dos bombeiros, essenciais no socorro à população.