Hoje é o Dia Mundial do Cancro do Pulmão

Cancro do pulmão tem sido, nos últimos anos, a principal causa de morte por doença oncológica no mundo.

0 256
O CHMT destaca hoje nas suas publicações, que hoje é o Dia Mundial do Cancro, data criada para consciencialização da população sobre o tema e o apoio às pessoas com esta doença O cancro do pulmão tem sido nos últimos anos a principal causa de morte por doença oncológica no mundo.
É uma das doenças oncológicas mais frequentes, ocorrendo 2.206.771 novos casos por ano e cerca de dois milhões de óbitos à escala global. Em Portugal, ultrapassa habitualmente os cinco mil novos casos em cada ano, com mais de duas mil mortes no mesmo período.
No CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, os médicos pneumologistas – em conjunto com uma equipa especializada de profissionais, de diversas categorias – tratam os casos de cancro do pulmão, acompanham e efetuam vigilância aos casos tratados e suspeitos/duvidosos. Estas atividades ocorrem no âmbito da consulta de Pneumologia Oncológica, consulta de Decisão Terapêutica, Hospital de Dia de Pneumologia/Oncológica, internamento de Pneumologia e Unidade de Técnicas Invasivas.
images
Em 2021 e no primeiro semestre de 2022 foram realizadas 2.392 consultas, 876 sessões de tratamento com quimioterapia, imunoterapia ou terapias alvo para alterações genéticas.
O diagnóstico é habitualmente feito com a doença já em fase avançada, pois pode não existir qualquer sintoma nas fases iniciais da doença. O principal fator de risco é o tabagismo, sendo que 85-90% dos novos casos de cancro do pulmão ocorrem em fumadores.
Nesse sentido Serviço de Pneumologia do CHMT disponibiliza uma consulta de Cessação Tabágica dirigida a todos os utentes que pretendem deixar de fumar. O acesso a esta consulta pode ser solicitado através do médico de família.
A prevenção passa pela cessação tabágica e adoção de hábitos saudáveis, evitando ambientes poluídos. Passa também por estar alerta relativamente a algumas situações: tosse persistente ou modificação das características da sua tosse habitual; dor torácica persistente; falta de ar; expetoração com sangue; emagrecimento progressivo; pneumonia não curada.
No caso de ser fumador ou apresentar os sintomas referidos, deve realizar uma consulta médica com um médico especialista de Pneumologia.
Fonte: CHMT
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.