Tudo o que precisa saber sobre o Mundial de Rugby 2023

0 722
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A decorrer desde 8 de setembro até 28 de outubro de 2023, o Campeonato do Mundo de Rugby tem a França como palco e conta com a participação de Portugal, que pela segunda vez na história chegou à fase final de um Mundial de Rugby. Esta é a décima edição do Campeonato do Mundo de Rugby e se você é um amante deste desporto, pode acompanhar os resultados de rugby em direto na Sportytrader, sendo que terá também acesso a estatísticas, números-chaves e comentários úteis para entender cada jogo que estiver a acompanhar.

Equipas

O campeonato deste ano conta com a participação de vinte equipas sendo que doze destas equipas qualificaram-se diretamente, nomeadamente a África do Sul, a Inglaterra, o País de Gales, a Nova Zelândia, a Austrália, a Irlanda, o Japão, a França, a Escócia, a Itália, a Argentina e as Fiji. As vinte equipas começaram o campeonato divididas em 4 grupos. O Grupo A que é composto pela favorita França, a Nova Zelândia, a Itália, o Uruguai e a Namíbia. O Grupo B com a África do Sul, a Irlanda, a Escócia, a Tonga e a Romênia. O Grupo C com o País de Gales, a Austrália, as Fiji, a Geórgia e Portugal. E por fim o Grupo D composto pela Inglaterra, o Japão, a Argentina, Samoa e o Chile.

As duas melhores seleções de cada grupo são apuradas e seguem para os quartos de final, sendo que depois seguem-se as semifinais, o jogo pelo terceiro lugar e por fim, a grande final.

Cidades e estádios

Ao todo são nove as cidades anfitriãs: Bordéus com os jogos a acontecer no Stade de Bordeaux. Lille com o palco Stade Pierre-Mauroy. Lyon onde os jogos acontencem no OL Stadium. Marselha com o Stade de Marseille. Nantes onde os jogos decorrem no Stade de la Beaujoire. Nice com o Stade de Nice. Saint-Étienne com palco no Stade Geoffroy-Guichard. Toulouse com jogos no Stadium de Toulouse. E por último Paris, que recebeu o primeiro jogo do campeonato e será o palco do último, a final do campeonato a 28 de outubro, no Stade de France que tem capacidade para receber 80 mil pessoas.

Portugal no Mundial

Portugal, que atualmente ocupa o 16º lugar no ranking da World Rugby, foi a última equipa a ser apurada para o campeonato e já soma a primeira derrota no torneio, sendo que perdeu 28-08 contra o País de Gales. Desta forma, Portugal continua à procura da primeira vitória numa fase final do campeonato, algo que terá mais possibilidades de alcançar nos jogos contra a Geórgia (2ª jornada) ou Fiji (4ª jornada). Sendo que um resultado positivo nesses jogos seria fundamental para Portugal terminar em 3º lugar na fase de grupos, o que daria qualificação directa para o próximo Mundial.

Próximos jogos de Portugal com hora portuguesa: Portugal x Geórgia (Toulouse, 23 de setembro, 13h00); Portugal x Austrália (Saint-Étienne, 1 de outubro, 16h45); Portugal x Fiji (Toulouse, 8 de outubro, 20h00).

História do Campeonato Mundial de Rugby

O Campeonato Mundial de Rugby é o principal torneio internacional de Rugby Union. A competição é organizada pela World Rugby, entidade máxima do desporto, e ocorre a cada quatro anos. O primeiro Campeonato Mundial de Rugby foi realizado em 1987, na Nova Zelândia e Austrália, e a Nova Zelândia foi a campeã derrotando a França na final. Desde então, o torneio tem crescido em popularidade e importância, reunindo as melhores seleções nacionais de rugby do mundo.

A Nova Zelândia é a seleção mais bem-sucedida na história do torneio, tendo conquistado o título em três ocasiões (1987, 2011 e 2015). Outras seleções de destaque incluem a Austrália, a África do Sul e a Inglaterra, que também já venceram o torneio. Além do título mundial, o torneio também premia jogadores individuais com prémios individuais. O Campeonato Mundial de Rugby é um evento de grande importância para os fãs do desporto e atrai a atenção de milhões de espectadores em todo o mundo.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.