Termina hoje em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a XIII edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), que reúne representantes de 42 países e reforça a posição de Fátima como destino de referência no panorama internacional do turismo religioso.

Organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com o Município de Ourém, a Turismo do Centro de Portugal e o Turismo de Portugal, o evento começou ontem e encerra hoje, 20 de fevereiro.

A sessão de abertura contou com a presença de diversas personalidades, entre as quais o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; Pedro Mafra, presidente da Direção da ACISO; Rui Ventura, presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal; Jorge Brandão, vogal da Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro – Centro 2030; Cláudia Guedes, vereadora do Município da Guarda; Manuel Jorge Valamatos, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Dinamização dos Recursos Turísticos do Turismo de Portugal; Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal; Luís Miguel Albuquerque, presidente do Município de Ourém; e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
As intervenções centraram-se no impacto económico e cultural do turismo religioso e nas oportunidades de crescimento de um setor que continua em expansão.
Lituânia é o destino convidado
Após a sessão de abertura, o evento prosseguiu com a apresentação da Lituânia como destino convidado, sob o mote “Terra de Esperança, Misericórdia e Fé Viva”. A comitiva integrou Lidija Bajarūnienė, vice-presidente da Comissão Europeia de Turismo e representante do Ministério da Economia e Inovação da República da Lituânia; Jolanta Masiulienė, diretora do Departamento de Marketing e Comunicação da “Lithuania Travel”; Joana Mikulska, gestora de parcerias B2B para o Turismo da “Go Vilnius”; e Jurga Nekrošiūtė, gerente de Turismo da “Discover Raseiniai”.

A conferência “Os Lugares de Fé: Memória, Espiritualidade e Experiência do Peregrino” foi proferida por Marco Daniel Duarte, historiador de arte e diretor do Museu do Santuário de Fátima.
Seguiu-se a intervenção “A Herança Viva da Virgem Maria no Egito através da Rota da Sagrada Família”, apresentada por Jolit Shaker, investigadora em Geografia Sagrada na Universidade de Friburgo e colaboradora da Igreja Ortodoxa Copta na Rota da Sagrada Família no Egito.
A manhã terminou com a apresentação do Município de Luján – Província de Buenos Aires, Argentina, intitulada “1.º Foro Iberoamericano de Ciudades Marianas”, pelo orador Hugo Sartor.
Mais de 5.200 reuniões de negócio
Ao longo do dia de ontem decorreram as habituais Bolsas de Contactos, com reuniões individuais destinadas à concretização de negócios e ao fortalecimento de contactos internacionais entre operadores turísticos nacionais, agentes de viagem, hoteleiros e outros empresários do setor, especialmente vocacionados para o turismo religioso.
A Bolsa de Contactos segue um modelo B2B, com reuniões pré-agendadas de 15 minutos, envolvendo 136 suppliers e 132 buyers, num total superior a 5.200 encontros realizados em Fátima, consolidando o evento como uma das mais relevantes plataformas internacionais de negócio no segmento do turismo religioso.
Fotos: CMO






