«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, todo o mundo é composto de mudança», escreveu o poeta Luís de Camões. Isto a propósito da eleição do Mordomo da Festa dos Tabuleiros para a edição de 2027.
Em plena época, onde o online invadiu as nossas vidas e a forma de comunicar vive um novo paradigma, as redes sociais são um meio para muitos cidadãos expressarem a sua opinião no imediato. Infelizmente, nem sempre quem opina o faz com elevação, mas isso merece outra discussão.
Voltando à eleição do Mordomo, já circulam mensagens de apoio a ambos os candidatos que pretendem ser o Mordomo da próxima festa. Infelizmente, sente-se uma certa politização subjacente aos apoios. Francisco Madureira, militante do PSD, recolhe mais apoios à direita, enquanto Mário Formiga recolhe mais apoios de cidadãos conotados com o PS e de outros mais à esquerda.
É verdade que se diz, na Festa não entra política, a Festa une todos os tomarenses, independentemente das suas opções políticas, mas não sejamos ingénuos, porque sendo a Câmara Municipal de Tomar, a principal financiadora da festa, prefere que o Mordomo seja alguém da sua área política, mesmo que não o assuma publicamente.
Aguarda-se, assim com grande expetactiva o próximo sábado, dia 18 de abril, em que já se prevê o Salão Nobre dos Paços do Concelho abarrotar de gente, numa disputa que há várias festas não acontecia. Também não é indédito, já aconteceu no passado.
No final, seja quem for o Mordomo, gritar-se-á: “Viva a Festa”.
Boa sorte a ambos os candidatos!
Isabel Miliciano





