Um dos decanos da organização da Festa dos Tabuleiros não foi convidado a integrar as comissões que constituem a Comissão Central da edição de 2027.
João Victal, indefetível defensor das tradições tomarenses, não foi convidado pelo atual mordomo, Mário Formiga, reeleito em abril, para integrar a estrutura organizativa da próxima edição da Festa dos Tabuleiros. Fica assim de fora aquele que foi mordomo das Festas dos Tabuleiros de 2007 e 2011 e 2015
Grande conhecedor desta tradição, João Victal desempenhou, ao longo de várias edições da festa, funções em diversas comissões, nomeadamente na das Ruas Populares Ornamentadas. Na última edição integrou ainda o grupo de trabalho responsável pelos contactos institucionais. Há mais de 45 anos que trabalha em prol da Festa Grande de Tomar.
Contactámos Mário Formiga para esclarecer os motivos pelos quais não foi dirigido um convite a João Victal. Contudo, não foi possível estabelecer contacto. Esta situação tem sido igualmente apontada por vários órgãos de comunicação social, que referem dificuldades em obter esclarecimentos sobre assuntos relacionados com a festa, uma vez que não existe um contacto oficial disponível, sendo o único contacto conhecido o do mordomo, que não tem atendido as chamadas telefónicas.
Entretanto, podemos adiantar que têm vindo a ser efetuados contactos para a constituição das comissões responsáveis pela organização das diversas atividades e cortejos da festa.
João Victal é reconhecido por muitos como um cidadão respeitado, afável, de trato fácil e profundo conhecedor das tradições tomarenses.
Contactado para comentar o seu afastamento, recusou-se a tecer qualquer consideração sobre o assunto, limitando-se a afirmar que “o importante é a Festa”.
Atualização:
Mário Formiga acaba de nos contactar e declarou-nos que a Comissão Central ainda não está fechada. E, João Victal poderá ainda vir a ser convidado para integrar uma das comissões. Aqui fica a posição do Mordomo da Festa dos Tabuleiros 2027.





