Festival de música tocada em órgãos históricos regressa a Santarém
Santarém prepara-se para acolher um dos mais importantes eventos a nível nacional, dedicado a divulgar a música tocada em antigos órgãos históricos. O FÓS- Festival de Órgão de Santarém regressa no mês de novembro e traz consigo uma série de novidades.
Para esta edição de 2024, o FÓS vai viajar pelo Concelho e apresentar inéditos e originais recitais de música em locais que, por norma, não fazem parte do circuito de qualquer festival, sobretudo de música.
Assim, uma das grandes inovações do FÓS 2024, será a realização do projeto ‘In Vino Música – Recital Enológico’, uma iniciativa que se vai estender e levar a música de órgão histórico até algumas quintas produtoras de vinho, como a Quinta Monteiro de Matos, em São Vicente do Paúl, ou a Quinta da Ribeirinha, na Póvoa de Santarém, que vão acolher recitais a cargo do Ensemble Quarto Tom, dirigido por Luís Toscano, com Ricardo Toste no órgão.
Esta será a 6.ª edição do FÓS, um evento organizado pelo Município de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia da cidade, que teve o mérito de colocar este festival entre os mais importantes do género que se realizam de norte a sul de Portugal.