Câmara de Tomar vai inaugurar «Centro Interpretativo Tomar Templário»

Dia 5 de junho.

0 973
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A Câmara Municipal de Tomar vai inaugurar no próximo dia 5 de junho, no Complexo Cultural da Levada, o «Centro Interpretativo Tomar Templário». A cerimónia de inauguração está marcada para as 15 horas.

Breve Descrição:

Um equipamento interpretativo que através da sua narrativa e das diferentes formas de exposição, incentiva os visitantes a descobrir um território deslumbrante, onde, entre muitos séculos de história, a marca templária é dominante.

Sinopse:

O Centro Interpretativo Tomar Templário, localizado no coração da cidade de Tomar, distingue-se, desde logo, por se encontrar no centro histórico, pela proximidade com o rio Nabão e pela deslumbrante paisagem envolvente.

Sediado no Complexo Cultural da Levada de Tomar, equipamento turístico e cultural que testemunha e permite a visitação ao desenvolvimento industrial secular do território, este equipamento assume-se como um espaço de acolhimento a quem quer iniciar uma aventura pela história, pelo património e pelas tradições de Tomar.

Este Centro, sendo um equipamento de visita e fruição imprescindível tanto para os visitantes como para a própria comunidade, é um lugar singular que interpreta e comunica a história de Tomar e dos Homens e Mulheres, que ao longo do tempo construíram esta cidade.

Num percurso expositivo único e continuo, organizado de modo cronológico com suaves passagens entre temas que abordam as transformações de Tomar, iniciando na pré-história entre outras épocas representativas das origens deste território, passando pelos períodos romanos, medievais, modernos e prospetivos, o Centro Interpretativo Tomar Templário evidencia-se, simultaneamente, pela sua relação e apresentação dos Templários.

Pretende-se, com o circuito disponibilizado, com a narrativa concebida, assim como com a visita sensorial e tecnológica proposta, abrir portas à contemporaneidade local e que suscite uma reflexão no visitante sobre o desenvolvimento territorial e comunitário.

Articulado de forma ativa com a identidade do município de Tomar e com a Rota dos Templários, iniciativa desenvolvida em estreita ligação com Turismo de Portugal e com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, este equipamento é o mote para afirmar e contribuir para a dinamização do município em diferentes redes nacionais e internacionais, assim como para o desenvolvimento e oferta de atividades concertadas em torno da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo.

Fonte: CMT    

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.