Filtro de óleo do motor: como funciona e como trocar?
O filtro de óleo do motor é um componente muito importante para o motor. Sua função é reter as diversas partículas e impurezas do circuito de lubrificação geradas pelo uso do motor, como oxidantes, partículas metálicas, poeira e sujeira. Além disso, um filtro em perfeitas condições contribui para um fornecimento constante de fluxo de óleo ao sistema de lubrificação do motor.
A sua utilização e reposição, feitas de forma correcta, preservam o motor, mantendo a potência e o desempenho de acordo com suas características originais, mantendo a uniformidade de circulação e eficiência do óleo lubrificante no período recomendado. É um componente que contribui significativamente para a preservação das partes móveis do motor.
Se o proprietário usar o filtro de óleo por um período maior do que o recomendado, ele ficará saturado de impurezas. Para que o fluxo de óleo não seja interrompido, a válvula de segurança abrirá automaticamente, permitindo que o óleo circule no sistema de lubrificação, porém sem qualquer filtração.
É importante observar que a partir daí, o óleo que flui pelo motor ficará contaminado. Portanto, é muito importante alertar o proprietário para o cumprimento estrito das recomendações contidas no manual do proprietário quanto ao período recomendado para troca do filtro e óleo do motor.
Quando o filtro de combustível está saturado, ocorrem os seguintes sintomas: Falha no sistema de alimentação; Desgaste prematuro de componentes; mau funcionamento do motor, podendo até bloquear a passagem de combustível fazendo com que o motor pare por falta dele; danos à bomba de alimentação.
A falta de manutenção preventiva ao trocar o filtro de combustível pode causar danos à bomba de combustível. Além disso, a utilização do mesmo filtro de combustível por um período maior do que o especificado, fará com que o filtro de combustível fique saturado, causando diversas anomalias no funcionamento do motor.
Imagem de filtros de óleo retirada do autopecas-online.pt
Como trocar o filtro
Embora a operação de substituição do filtro de óleo do motor seja simples, é importante verificar vários factores. Preste atenção, por exemplo, na aplicação do filtro que será utilizado, que deve estar de acordo com o modelo, ano e motor do veículo.
1. Tire a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora do nível do motor, para melhor escoamento do óleo sujo;
2. Esgote o óleo através do dreno do cárter, ainda com o motor aquecido;
3. Retire o filtro, se possível manualmente ou com uma ferramenta recomendada para a operação;
4. Limpe a área de vedação do bloco do motor com um pano limpo, evitando estopas para não deixar resíduos, que podem provocar vazamento e mau funcionamento do filtro;
5. Verifique se a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento e unte-a levemente com o óleo do motor;
6. Monte o filtro no seu lugar no cabeçote até a junta encostar-se à área de vedação do motor, em seguida, aperte manualmente 3/4 de volta aproximadamente;
7. Encha o cárter de óleo conforme a quantidade recomendada para o veículo;
8. Dê a partida do motor e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga após 10 segundos no máximo;
9. Após alguns minutos, verifique se há vazamento de óleo na região da vedação; se houver, reaperte manualmente e verifique novamente após alguns minutos.
Quando fazer a troca?
O filtro de óleo deve ser substituído a cada duas trocas de óleo do motor e a primeira troca do filtro deve ocorrer na primeira troca de óleo. Normalmente, os filtros de óleo devem ser substituídos durante cada troca de óleo a cada 7.000 a 10.000 quilômetros para motores a diesel e 10.000 a 15.000 para motores a gasolina. É importante seguir a quilometragem recomendada no manual do proprietário, especialmente quando o veículo é usado com frequência em certas condições que exigem mais óleo do motor.
Mas se você usar óleo de baixa qualidade em seu carro e ignorar as condições de substituição, o filtro de óleo pode perder sua funcionalidade muito mais cedo. A necessidade de troca do filtro de óleo pode ser indicada por manchas de óleo no compartimento do motor e na partida, se o indicador de pressão do óleo estiver constantemente activo no painel de instrumentos.