«Requalificação do Flecheiro é uma obra de referência» afirmou o Secretário de Estado do Ambiente em Tomar

Obra financiada em 2 milhões de euros.

0 815
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires deslocou-se hoje a Tomar onde visitou a zona do Flecheiro que está ser intervencionada para um futuro parque verde da cidade, que se situa na margem direita do rio Nabão.

IMG 0046

Esta visita aconteceu na data em que se assinala o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A visita contou com a presença, para além daquele membro do governo, do vice-presidente da APA, vereação e técnicos da autarquia.

Coube a Vítor Silva, técnico superior do departamento de obras municipais da Câmara de Tomar, falar do que está a ser feito, a área que abrange, mais de 13 mil metros, onde serão plantadas cerca de 400 árvores, está a ser requalificada com o objetivo de devolver o espaço à cidade e sobretudo para fruição dos tomarenses. A obra custa cerca de 2,7 milhões de euros, dos quais 2 milhões são  totalmente financiados.

IMG 0040

A requalificação da zona do Flecheiro obrigou ao realojamento de 60 famílias de etnia cigana, que ali permaneciam há mais de 40 anos, algumas destas foram realojadas nas habitações sociais da autarquia, tendo ainda a Câmara construído um conjunto de casas junto à GNR de Tomar e adquirido ainda dois ou três edifícios para concluir o realojamento desta comunidade. Falta apenas uma família, que ainda permanece no Flecheiro, mas que deverá ser realojada até final deste mês, disse a presidente de Câmara, Anabela Freitas.

IMG 0051

Por sua vez, o Secretário de Estado do Ambiente considerou que esta obra será uma referência para Tomar, e para o país, dada a importância da requalificação desta margem com todos os problemas que englobava quer do ponto vista social como ambiental.

IMG 0057

No momento, as obras estão a decorrer a bom ritmo, onde já são visíveis as terraplanagens realizadas pela empresa encarregue desta empreitada, vê-se ainda alguns montes de lixo e restos de material que mostram bem ao que a zona esteve sujeita com a ocupação das referidas famílias de etnia cigana. O novo parque verde do Flecheiro deverá estar concluído no final deste ano.

IMG 0058

IMG 0062

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.