Energia Sustentável: como reduzir o consumo e contribuir para a sustentabilidade

0 230
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

É impossível ignorar a importância do combate às mudanças climáticas e da preservação do nosso planeta. Os serviços de eletricidade estão intrinsecamente ligados a estas preocupações crescentes. Trazemos-lhe algumas formas de reduzir o consumo energético, abraçando fontes de energia sustentável, juntando o útil ao agradável, e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

O que é energia sustentável?

A energia sustentável é gerada a partir de fontes que se renovam naturalmente e não provocam mais poluição:

1 — Energia solar: utiliza como fonte a energia do sol

2 — Energia eólica: aproveita a força do vento para gerar energia limpa

3 — Energia hidroelétrica: usa a força da água

Estas são só algumas das estrelas no palco da energia sustentável, mas há mais a explorar, como a energia geotérmica, de biomassa e das marés, por exemplo.

Energia sustentável em nossa casa

Transformar o seu lar num bastião da sustentabilidade deve ser mais do que uma tendência, deve ser uma necessidade urgente. A boa notícia é que é totalmente viável:

  • Os painéis solares, que podem ser instalados no telhado ou numa área ampla, transformam a luz do sol em eletricidade, contribuindo para reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis;
  • Os aerogeradores para uso doméstico, apesar de menos comuns, são uma opção para quem tem espaço e deseja investir na captação da força do vento.

Falar sobre energia sustentável em casa passa por analisar os custos e benefícios. À partida, o investimento inicial pode parecer elevado, mas a longo prazo a poupança na conta da luz e a valorização do imóvel fazem a balança pender a favor do meio ambiente.

Serviços de gás natural e a sustentabilidade

Quando falamos de serviços de gás natural, é essencial perceber que a sua aliança com a sustentabilidade é um caminho em evolução. Embora o gás natural seja um combustível fóssil, escolher fornecedores que se comprometam com práticas sustentáveis pode minimizar impactos ambientais.. Por isso, ao escolher o seu fornecedor, considere os que têm uma pegada ecológica responsável, alimentando assim o ciclo virtuoso da sustentabilidade.

Como reduzir o consumo de energia

A procura por uma vida mais sustentável passa por uma série de pequenos ajustes no nosso quotidiano, sobretudo na gestão do consumo energético nas nossas casas. Algo tão simples como apagar as luzes ao sair da cozinha ou do quarto pode ser um passo gigante na redução do seu impacto ambiental e na carteira:

  • Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem a ser usados. Mesmo em standby, consomem energia.
  • Invista em eletrodomésticos eficientes com classificação Consomem menos energia e são mais amigos do ambiente.
  • Utilize lâmpadas LED para diminuir o consumo de eletricidade. Estas lâmpadas têm a vantagem de consumir menos e está confirmado que a sua vida útil é mais longa.
  • Regule o termostato da sua casa para uma utilização mais eficiente do aquecimento ou ar condicionado.

Adotar estas medidas não só beneficia o planeta como também pode aliviar as despesas mensais na fatura dos serviços de eletricidade.

Está nas nossas mãos moldar um amanhã sustentável para as gerações futuras. Cuide de si e do planeta.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.