Sexta-feira, 2 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Ferreira do Zêzere convida a saborear Lagostim e Peixe do Rio durante mostra gastronómica

O Município de Ferreira do Zêzere prepara-se para receber, entre os dias 24 de abril e 4 de maio de 2025, o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio – Sabores do Zêzere. Este evento, promete ser uma verdadeira celebração da gastronomia local, irá reunir restaurantes, cafés e pastelarias aderentes do concelho para proporcionar aos visitantes experiências gastronómicas únicas.

Ao longo do festival, os participantes terão a oportunidade de degustar diversas receitas elaboradas com produtos endógenos do Rio Zêzere, como lagostim e peixe do rio. Desde pratos tradicionais que evocam os sabores da região até criações contemporâneas que surpreendem pelo seu requinte, o evento promete despertar os sentidos de todos os
apreciadores da boa gastronomia.

Ferreira do Zêzere convida a saborear Lagostim e Peixe do Rio

Já imaginou comer pratos à base de lagostim? Ficam alguns exemplos:

Lasanha de lagostim com espinafres Tempura de lúcio com risotto de urtiga
Feijoada de lagostim
Lagostim frito com azeite e alho
Cogumelos recheados com lagostim
Açorda de lagostim
Migas e arroz com peixe frito do rio

Bitoque de lagostim
Risoto de Lagostim
Filete de peixe do rio à Guilho com lagostim
Lagostim na broa
Açorda de ovas e lagostim
Arroz de peixe
Lúcio frito
O Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio – Sabores do Zêzere surge como uma iniciativa para valorizar os produtos locais, incentivar o turismo e dinamizar a economia regional. Com um programa diversificado e repleto de sabores autênticos. Simultaneamente, vão realizar-se, aos fins de semana no Mercado Municipal, showcookings, workshops, feira de artesanato e produtos locais, havendo também a playzone dedicada às crianças e um passeio
pedestre no dia 4 de maio.

Sobre o lagostim:

O lagostim é um crustáceo decápode que se assemelha a uma pequena lagosta, com um corpo alongado e pinças proeminentes. Existem tanto lagostins de água doce como de água salgada.

Em Portugal, o lagostim-vermelho-da-luisiana (Procambarus clarkii) é uma espécie invasora de água doce que tem causado impactos significativos nos ecossistemas locais. Na região existem com abundância no rio Zêzere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque